O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo, que, absorveu aspectos do taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra.
Ele adotou três princípios básicos:
1) Princípio de intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.
Em 1911, o engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor publicou “Os princípios da administração científica”, ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fraccionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas. Diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um controle sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforço de racionalização, para que a tarefa seja executada num prazo mínimo. Portanto, o trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prêmios como incentivos.
Taylorismo – dedicou-se ao estudo das condições para o aumento da eficiência da empresa através do aumento da produtividade dos trabalhos directos.
Período da pré-história:
Antigamente só os homens podiam trabalhar.
Depois as mulheres começaram a trabalhar, mas separadas dos homens, ou seja cada um sexo estava num trabalho diferente. (Divisão natural do trabalho)
O homem passou ater uma profissão (pastorícia e agricultura), os homens deixaram de ser nómadas e passaram a ser sedentários, à medida que o homem evolui, começam surgiu o aparecimento das novas profissões.
A revolução industrial veio introduzir a tecnologia (máquinas), mecanização – Ford e o Taylor.
Taylorismo – dedicou-se ao estudo das condições para o aumento da eficiência da empresa através do aumento da produtividade dos trabalhos directos.
Tem uma vertente remuneratória, trabalho físico e intelectual.
O Homem para satisfazer as suas necessidades, precisa de bens (não necessariamente disponíveis na natureza). A produção desses bens necessita de trabalho por parte do Homem.
O trabalho faz com que o ele perca algumas das suas energia físicas ou mentais, o que se tornará num rendimento para ele.
Para começar as minhas reflexões vou fala um pouco do que me foi pedido pela professora, a mim e aos meus colegas em relação ao portfólio ser eleborado em formato digital, ou seja, num blog.
Para mim isto têm pontos positivos e pontos negativos, os posotivos são:
-> Não ter de gastar folhas a imprimir.
-> Poder-mos comentar os blogs uns dos outros para dar as nossas opiniões.
-> Nem nós (alunos), nem o professor, andamos carregados.
Os pontos negativos são:
-> Muita gente não têm internet em casa.
-> Não há sempre tempo.
-> e para mim e um pouco dificil, pois é a primeira vez que estou a realizar um blog, tanto eu como os meus colegas, mas para mim é uma sensação estranha, pois é como se estive-se a descubrir um novo Mundo e ja estava muito habituada aos portfólios antigos.