*_Trabalhos_*

Neste módulo a nossa turma vai realizar três trabalhos de projecto, ou seja, a nossa turma foi dividida em três grupos, cada grupo vai realizar um projecto, um deles é o projecto dos cabos consiste em recolher cabos para ajudar a instituição Abraço, o outro é para mostrar-mos há comunidade escolar como é ser diferente, consiste no dia 9 de Dezembro "Dia Mundial da Defeciência" fazer varias actividades com os alunos fazendo deles de incapacitados, o último vai angariar roupa também para dar a uma instituição.
Espero que estes projectos corrão bem pois é bom para nós alunos e para as instituições.

Aula do dia 26/10/2009


Hoje na aula a diferença que interpretamos foi a visão, ou seja, a falta dela.

-> Vendamos os olhos;

-> Movimentamo-nos pela sala de aula:

-> Escrevemos no quadro;

-> Tentamos reconhecer os outros só tocando neles;

A minha opinião:

Acho estas dinâmicas muito interessantes, pois aprendo muito mais do que se calhar a professora estar a ditar a matéria, pois assim sou eu que estou a sentir as dificuldades e não estou simplesmente a ouvir.

è muito estranho ficar sem ver, pois perdemos totalmente a noção do espaço onde estamos, se temos algo a nossa frente, temos que tentar conhecer as pessoas pela voz e as vezes pelo toque, as coisas pelo cheiro e pelo toque.

Senti-me muito mal quando fiquei tanto tempo com os olhos tapados, parecia que nunca mais tinha fim, não por não estar a gostar da actividade, mas sim por não estar habituada a não ver nada.

Aula do dia 23/10/2009



Início do módulo 9
Gostei muito da aula, pois para mim foi uma aula diferente e produtiva. A aula para quem não sabe consistia em nós adaptarmos a uma diferença, neste caso não poderíamos falar, éramos "mudos". Com esta aula eu consegui compreender um pouco um pouco as dificuldades que as pessoas com esses problemas sentem, falta de contacto com as pessoas, pois têm medo de se tentarem expressar e não serem bem interpretadas. Para quem não sabe, nós alunos e a professora da disciplina em causa, estamos a dar um módulo que fala das diferenças que existe na sociedade, e combinamos que em cada aula diferente nós (alunos e professora), teríamos de experimentar algo diferente, para ver quais as dificuldades que essas pessoas têm, como reagem a elas para as tentar ultrapassar.

"O Que é Ser Normal Versos Diferente" Módulo 9


Ser normal é:

-> Seguir uma determinada conduta, onde há acções que são permitidas e proscritas, ser normal é seguir essa conduta.

-> Interiorizar certas normas no decurso do processo de socialização.


Ser diferente é:

-> Ter consequências das reacções dos "normais" por não cumprir a conduta.

Módulo 9 - "Representação Social da Diferença e Intervenção Sociocultural"

Iníciamos um novo módulo na disciplina de área de estudo da comunidade.
Módulo 9 - "Representação social da diferença e intervenção sociocultural".
Neste módulo vamos abordar os seguintes conteúdos:
-> Ser diferente versos normal;
-> As questões étnicas e culturais;
-> Os imigrantes e as suas culturas;
-> A importancia da multiculturalidade e a interculturalidade na sociedade actual;
-> A saúde mental e as suas implicações no ser "normal";
-> O processo de envelhecimento;
-> O papel do idoso na vida social, na vida familiar, económica e política - O que é ser velho;
-> Os aspectos individuais e colectivos da vida - os factores genéricos, biologicos, quimicos e nutricionais, e os aspectos psicologicos, sociologicos, económicos, comportamentais e ambientes;
-> Questões do genéro.

Direitos e deveres do animador:


"Direitos:
-> Direito de participação;
-> Direito à formação e informação para o exercício da sua função;
-> Direito ao apoio técnico, material e documental;
-> Direito à segurança na actividade profissional;
-> Direito à negociação colectiva.

Deveres:
-> Contribuir para a formação e realização integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade;
-> Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
-> Colaborar com todos os intervenientes da animação sociocultural, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo;
-> Participar na organização e assegurar a realização das actividades de animação sociocultural;
-> Sigilo profissional, respeitando a natureza confidencial da informação relativa aos cidadãos;
-> Reflectir sobre o trabalho realizado individual e colectivamente;
-> Enriquecer e partilhar os recursos da animação sociocultural, bem como utilizar novos meios que lhe sejam propostos numa perspectiva de abertura à inovação e de reforço da qualidade da animação sociocultural;
-> Co-responsabilizar-se pela preservação e uso adequado das instalações e equipamentos que utilize;
-> Actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional;
-> Cooperar com os restantes intervenientes na animação sociocultural com vista à implementação de projectos e animação;
-> Promover as relações internacionais e a aproximação entre povos."

Retirado de: http://supremaciadavida.blogspot.com/2008/09/direitos-e-deveres-do-animador.html

Quem sou EU


>Eu chamo-me Susana Bento

>Tenho 19 anos

>Sou teimosa

>Orgulhosa

>Amiga

>Divertida

>Refilona

>Atenciosa


Eu estou no 12º ano no curso profissional de Animação Sociocultutral, na Escola Secundária Damião de Goes, deste curso espero:

>Conseguir atingir os meus objectivos, ou seja, ser educadora de infância, pois adoro crianças, a sua alegria contagia-me, claro que também sei que trabalhar com crianças não é um mar de rosas, mas como eu gosto de desafios estou preparada.

>Sou sincera nunca tinha pensado trabalhar com idosos, pois achava que erra aborrecido, não havia nada de jeito para fazer, mas com a experiencia que já tive como "animador", nos estágios, fiquei com uma opinião diferente, ou seja, com os idosos também se pode fazer coisas engraçadas.

>Mas claro ninguém me tira da ideia que prefiro as crianças, elas sim são a razão para estar neste curso.

>Futuramente espero acabar o 12º ano com boas notas e entrar na faculdade, pois acho que tenho de aproveitar as oportunidades dadas.


*_Susana_Bento_*

O Que é a Animação Sociocultural

"A Animação Sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados."

Quem Pode ser Animador

"Animador sociocultural é todo aquele que, sendo possuidor de uma formação adequada, é capaz de elaborar e/ou executar um plano de intervenção, numa comunidade, instituição ou organismo, utilizando técnicas culturais, sociais, educativas, desportivas, recreativas e lúdicas".

http://anasc.no.sapo.pt/

Perfil do animador

Um aniamdor assume a responsabilidade de promover a vida do grupo através do uso dos instrumentos que dinamizam as pessoas envolvidas por este método.
Um animador deve ter em conta: o ser, o saber e o saber-fazer.

Qual o significado de Animação

Qual o significado da palavra "Animação":
>Dar vida

A minha opinião em relação a fazer um blog


Ao inicio, tal como podem comprovar numa das minhas primeiras reflexões eu não achei piada nenhuma em fazer um blog, eu tinha as minhas razões, algumas dessas razões são:

>Ter reseio de não saber trabalhar com um blog.

>Não ter muito tempo, e quando era em suporte de papel eu podia até passar para computador dois ou três dias antes, mas ia retirando as minhas ideias com tempo de antecedência.


Nesta altura do "campeonato", já me sinto mais segura em relação ao blog, pois já estou mais à vontade para trabalhar nele, mas claro contem com a ajuda da professora e da minha colega e amiga Patrícia, pois em algumas coisas ela ajudou-me.

Reflexão sobre o final do módulo 7 O Trabalho Como Factor do Desenvolvimento Social.

Para mim este módulo não foi muito produtivo, pois eu aprendo mais a ouvir a materia e a escrever-la do que a pesquisa-la, pois quando a pesquiso posso ler mas não interiorizo tanto.
Apesar de não estar muito confiante, vou ter ao máximo esforçar-me para conseguir bons resultados, tanto neste módulo como nos que se seguem.

Causas e Consequências do Desemprego


As causas do desemprego são muitas e, por vezes, o que é causa para uma determinada linha de pensamento, pode ser solução para outra. Entre as causas mais faladas, pode enunciar-se: o desenvolvimento tecnológico, a globalização, a terciarização, a desindustrialização, o excesso de concentração da renda, os modernos métodos de gestão, de um modo geral, como a reengenharia entre outras.
As consequências, por sua vez, podem ser devastadoras, tanto do ponto de vista da pessoa (desempregado) como da sua família ou até do ponto de vista social e político. O aumento dos impostos para cobrir despesas do tipo salário de desemprego, despesas hospitalares, ou com segurança, entre outras.

Sites

Sites de onde pesquisei a matéria:
http://pt.shvoong.com/humanities/1155258-conceito-trabalho/;

http://vinculando.org/brasil/conceito_trabalho/exodo_sociedade_salarial_introducao.html

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVha1BADY5R2f36fccZqUy3MDDAofhserFsarhZg4bemjrYTcyrovVxqajbw3N2gzLR16xPUJ1-XCIkntX5lutNWo7c13RZtPaMcq4FdKzJtEF-Lf_lu6By2gvZwJSWiBdnrw6KNGbMPQ/s200/taylor.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_GbwPgSyldrk/RwZN1rtzZ
_I/AAAAAAAAAtc/q9JMZhds_ME/s400/indicador+de+desemprego.jpg

Insaciável 5*

A música das 5 no boguinhas: S.P.J.J.J

Desemprego em Portugal

Expectativas deste ano lectivo: 2009/2010

O que espero no fim deste ano lectivo.
Espero primeiro que nada passar a todos os módulos, incluindo os que tenho em atraso, pois para mim é muito importante que este ano me corra bem, pois gostaria muito de acabar o curso este ano e se possível ir para a universidade tirar um curso superior.
Espero também que a turma este ano se ajude mais, pois em trabalho de equipa quando queremos trabalhamos bem e com gosto.
O que já tenho defenido desde o fim do ano lectivo anterior: fazer uma coisa de cada vez, ou seja, pensar nas coisas no seu tempo exacto (ex: ter um exame de aec hoje, pensar só nisso).

Sobre este tema

Eu não percesi muito este tema, acho que podreia ter sido mais aprundadamente.
Também sei que o módulo ainda não acabou, mas até ao momento não estou muito esclarecida.