Planificação do Trabalho Projecto

Curso Profissional de Animador Sóciocultural – 3º ano



Tema:
“Cinco sentidos.”

Público-alvo:
Comunidade escolar

Objectivos:
Dar a conhecer à comunidade escolar, que a “diferença” existe;
Demonstrar à comunidade escolar que os indivíduos portadores de deficiências, cegos (através do Braille, paladar e olfacto) surdos-mudos (linguagem gestual), entre outros, têm outros sentidos mais apurados que qualquer outra pessoa, dita “normal”.

Metodologia:
Expressão plástica;
Expressão Culinária.

Descrição da actividade:
No dia 3 de Dezembro iremos realizar uma actividade das 13:35 às 17:50 para promover o dia Internacional da Deficiência, realizando actividades que permitam sensibilizar a comunidade escolar.
Estas actividades estarão divididas em duas partes: Cegos e Surdos-mudos; Na parte dos cegos teríamos duas bancadas, uma que escreveríamos o nome das pessoas (que pedissem) em Braille, e outra bancada com frutas e outros alimentos, onde as pessoas teriam os olhos tapados e iriam provar e cheirar esses alimentos; na bancada dos surdos-mudos, teríamos uma bancada com uma folha com o abecedário de linguagem gestual, onde as pessoas diriam o seu nome em linguagem gestual;
Palpação de objectos com os olhos vendados
Interpretar uma frase pessoalmente e depois comunicá-la a um colega através da linguagem gestual (mímica);
No meio do átrio interior, perto das salas 1,2,3 e 4 estará desenhado no chão com fita-cola, um boneco portador de deficiência motora;


Recursos Humanos:
Grupo dinamizador;
Professora de A.E.C;
Professores de A.E.


Recursos Materiais:
3 Mesas;
1 Rolo de Fita adesiva;
7 Tupperwares;
10 Folhas;
6 Cartolinas grandes;
2 Canetas;
3 Paus de Canela;
Sal;
Açúcar;
Objectos diversos (por exemplo: estojo, canetas, copo de plástico, saco preto, entre outros).


Grupo Dinamizador:

Ana Vicente nº3
Joana Lopes nº10
Joana Vitorino nº11
Joana Fonseca nº12
Liliana Perdigoto nº13
Patrícia Santos nº 15
Susana Bento nº18
0 Responses