Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações econômicas, políticas e culturais, e para delas sair ao seu agrado."
Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações econômicas, políticas e culturais, e para delas sair ao seu agrado."
PRINCÍPIO 3º
Desde o nascimento, toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade.
PRINCÍPIO 4º
A criança gozará os benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e criar-se com saúde; para isto, tanto à criança como à mãe, serão proporcionados cuidados e proteção especiais, inclusive adequados cuidados pré e pós-natais. A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica adequadas.
PRINCÍPIO 5º
À criança incapacitada física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais exigidos pela sua condição peculiar.
PRINCÍPIO 7º
A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário.
Alguns dos artigos mais importantes para mim:
Artigo 63.ºSegurança social e solidariedade
1. Todos têm direito à segurança social.
Artigo 62.ºDireito de propriedade privada
1. A todos é garantido o direito à propriedade privada e à sua transmissão em vida ou por morte, nos termos da Constituição.
Artigo 64.ºSaúde
1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.
2. O direito à protecção da saúde é realizado:
a) Através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito; b) Pela criação de condições económicas, sociais, culturais e ambientais que garantam, designadamente, a protecção da infância, da juventude e da velhice, e pela melhoria sistemática das condições de vida e de trabalho, bem como pela promoção da cultura física e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educação sanitária do povo e de práticas de vida saudável.
3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado:
a) Garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação; b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país em recursos humanos e unidades de saúde; c) Orientar a sua acção para a socialização dos custos dos cuidados médicos e medicamentosos; d) Disciplinar e fiscalizar as formas empresariais e privadas da medicina, articulando-as com o serviço nacional de saúde, por forma a assegurar, nas instituições de saúde públicas e privadas, adequados padrões de eficiência e de qualidade; e) Disciplinar e controlar a produção, a distribuição, a comercialização e o uso dos produtos químicos, biológicos e farmacêuticos e outros meios de tratamento e diagnóstico; f) Estabelecer políticas de prevenção e tratamento da toxicodependência.
4. O serviço nacional de saúde tem gestão descentralizada e participada.
Os artigos que mais me chamam a atenção são:
Artigo 4 °Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão e o tráfico dos os escravos, sob todas as formas, são proibidos.
Concordo com este artigo pois na minha opinião não deveria haver escravatura, todos deveriam ser livres, pois ninguém têm o direito de obrigar ninguém a fazer o que não quer neste caso ser escravo.
Artigo 9 °Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.
Para mim este é um dos artigos mais importantes, pois no meu ver ninguém deve ser detido sem terem provas, pois toda agente é inocente até provem o contrário.
Conteúdos do Módulo 10:
Direitos Sociais:
-> Definição;
Tipos de direitos sociais:
-> Direitos sociais de carácter universal (Direito ao trabalho, à educação, à segurança social, à protecção na doença, à habitação, ao ambiente, etc);
-> Direitos sociais das Instituições (Direitos da Família, dos grupos religiosos, da escola, etc);
-> Direitos sociais das certas classes (Direitos dos trabalhadores, da mulher, da criança, dos defecientes, dos Idosos, das minorias étnicas, etc);
O exercício dos direitos sociais
-> As funções sociais do estado
O estado enquanto co-responsável pela concretização dos direitos sociais;
-> Limitações fece à economia e política dos diferentes estados;
->Limitações fece à dominância social entre diferentes grupos;
Foi nos proposto pela professora pesquisar um pouco sobre o que são direitos e deveres do Homem.
De seguida fomos divididos em grupos de 2 ou de 3 e cada grupo tem de falar sobre um direito, fazer um PowerPoint sobre esse direito e por ultimo realizar um artigo para o jornal.
“5 Sentido” é o nome do projecto que eu e o meu grupo de trabalho escolhemos para o projecto. Este irá desenvolver-se no dia 03/12/2009 iniciando-se por volta das 13:30 e terminado às 17:50, onde o objectivo é mostrar à comunidade escolar as dificuldades que as pessoas com problemas sentem no seu dia-a-dia. As nossas ideias iniciais foram: jogos que englobavam a língua gestual, o tacto, passeios pela escola de cadeira de rodas, provar alimentos de olhos vendados, fazerem uns jogos do género bascket entre outros. De seguida pensamos elaborar uma exposição onde o objectivo seria demonstrar à comunidade escolar que estas pessoas “diferentes”, também conseguem fazer as coisas como nós e que têm capacidades, para conseguirmos esta exposição estávamos a contar com a instituição em Torres Vedras a APECI, mas estes não nós responderam aos mails. Como o tempo já não era muito, pois tinha-mos visto mal o calendário decidimos realizar a ideia inicial, mas remodelamos pensando noutros jogos.
Espero que quem realizar as actividades que o meu grupo têm preparadas que gostem.
Tema:
“Cinco sentidos.”
Público-alvo:
Comunidade escolar
Objectivos:
Dar a conhecer à comunidade escolar, que a “diferença” existe;
Demonstrar à comunidade escolar que os indivíduos portadores de deficiências, cegos (através do Braille, paladar e olfacto) surdos-mudos (linguagem gestual), entre outros, têm outros sentidos mais apurados que qualquer outra pessoa, dita “normal”.
Metodologia:
Expressão plástica;
Expressão Culinária.
Descrição da actividade:
No dia 3 de Dezembro iremos realizar uma actividade das 13:35 às 17:50 para promover o dia Internacional da Deficiência, realizando actividades que permitam sensibilizar a comunidade escolar.
Estas actividades estarão divididas em duas partes: Cegos e Surdos-mudos; Na parte dos cegos teríamos duas bancadas, uma que escreveríamos o nome das pessoas (que pedissem) em Braille, e outra bancada com frutas e outros alimentos, onde as pessoas teriam os olhos tapados e iriam provar e cheirar esses alimentos; na bancada dos surdos-mudos, teríamos uma bancada com uma folha com o abecedário de linguagem gestual, onde as pessoas diriam o seu nome em linguagem gestual;
Palpação de objectos com os olhos vendados
Interpretar uma frase pessoalmente e depois comunicá-la a um colega através da linguagem gestual (mímica);
No meio do átrio interior, perto das salas 1,2,3 e 4 estará desenhado no chão com fita-cola, um boneco portador de deficiência motora;
Recursos Humanos:
Grupo dinamizador;
Professora de A.E.C;
Professores de A.E.
Recursos Materiais:
3 Mesas;
1 Rolo de Fita adesiva;
7 Tupperwares;
10 Folhas;
6 Cartolinas grandes;
2 Canetas;
3 Paus de Canela;
Sal;
Açúcar;
Objectos diversos (por exemplo: estojo, canetas, copo de plástico, saco preto, entre outros).
Grupo Dinamizador:
Ana Vicente nº3
Joana Lopes nº10
Joana Vitorino nº11
Joana Fonseca nº12
Liliana Perdigoto nº13
Patrícia Santos nº 15
Susana Bento nº18
Estava a gostar muito de ver os filmes pois apercebemonos da forma como as pessoas se podem sentir, ser tratadas, o que podem fazer para mudar e como nós sociedade devemos agir ou o que devemos fazer para os ajudar.
Por mim podiamos fazer mais vesses.
Por isso com estas temáticas fiquei a saber que quando olhar para uma pessoa não pensar logo mal dela so por ser "diferente", mas sim tentar conhecê-la.
Não gostei muito da visita pois com a chuva não podemos ver nada de jeito, as salinas foram vistas e explicadas por uma guia dentro do autocarro.
De seguida fomos visitar os Olhos de água, foi uma parte da visita que me deixou com pena pois devido a chuva, que naquele momento estava intensa não sai do autocarro e só tive possíbilidade de ver dalí.
Asseguir fomos a Capela de Santa Maria Madalena, era um sítio acolhedor, gostei muito de ter visto o dolmen tanto dentro como por fora, é uma prespectiva bem diferente.
Depois da visita a capela fomos para o restaurante, antes do almoço realizamos as dinâmicas que tinhamos planeado, em relação ao meu grupo acho que todos aderiram.
Por fim fomos a uma casa onde tinha um espaço muito grande e se praticava yoga. Esta foi uma das partes que mais gostei.
Esta visita foi importante pois mostro-nos como um animador pode fazer se decidir ser animador turistico.
É uma dramatização, no qual nos faz encarar uma vida que não é nossa, ou seja, fazer-mos de outras pessoas, de forma a apercebermo-nos da descriminação que há na sociedade.
A professora dividiu as pessoas assim:
->Pai e mãe a favor da homossexualidade.
->Filho gay e um namorado.
->Filha lésbica e uma namorada.
->Sub- directora lésbica e negra.
->Professor contra a homossexualidade.
->Professora portadora de sida.
->Aluno com trissomia 21.
->Pai e mãe contra a homossexualidade.
->Sub- director racista.
->Avó a favor da homossexualidade.
->Avó contra a homossexualidade.
Eu fazia de namorada da lésbica.
Acho que esta aula/dinâmica foi importante, pois deu para nos apercebermos mesmo sem querermos as vezes descriminamos as pessoas e o mal que lhes fazemos por serem diferentes, seja de cor, da escolha sexual, a nossa sociedade é muito cruel com estas pessoas, pois julga as pessoas.
As pessoas por terem escolhas, sexos, cores diferentes não significa que são más pessoas, bem pelo contrário.
“O que é?
É uma alteração "cerebral" / "comportamental" que afecta a capacidade da pessoa comunicar, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente que a rodeia.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e falas intactas, algumas apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem.
Alguns parecem fechados e distantes e outros parecem presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.
O autismo é mais conhecido como um problema que se manifesta por um alheamento da criança ou adulto acerca do seu mundo exterior encontrando-se centrado em si mesmo ou seja existem perturbações das relações afectivas com o meio.
A maioria das crianças não fala e, quando falam, é comum a ecolalia (repetição de sons ou palavras), inversão pronominal etc..
O comportamento delas é constituído por actos repetitivos e estereotipados; não suportam mudanças de ambiente e preferem um contexto inanimado.
O termo autismo refere-se às características de isolamento e auto-concentração das crianças.
O autista possui uma incapacidade inata para estabelecer relações afectivas, bem como para responder aos estímulos do meio.
É universalmente reconhecida a grande dificuldade que os autistas têm em relação à expressão das emoções.
Características comuns do autista:
Tem dificuldade em estabelecer contacto com os olhos,
Parece surdo, apesar de não o ser,
Pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente ela é completamente interrompida.
Age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros,
Por vezes ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso,
Costuma estar inacessível perante as tentativas de comunicação das outras pessoas,
Não explora o ambiente e as novidades e costuma restringir-se e fixar-se em poucas coisas,
Apresenta certos gestos repetitivos e imotivados como balançar as mãos ou balançar-se,
Cheira, morde ou lambe os brinquedos e ou roupas,
Mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente “
Retirado de: http://dislexia.do.sapo.pt/autismo.html
A nossa professora trouxe um filme para vermos, esse filme falava sobre um senhor que tinha uma deficiência e também tinha autismo.
Neste filme apercebemo-nos de várias coisas entre elas: que ninguém deve desistir de nada, seja qual os nossos problemas, pois neste filme está retratado o amor que um se pode ter pelas pessoas e o que se pode fazer por essa pessoa, tal como Sam fez, pois foi lhe retirada a filha, mas como era uma pessoa que ele gostava muito e não queria perder fez de tudo, mudou de casa, de emprego, mudou os seus hábitos (isto é muito importante salientar, pois as pessoas com deficiências e com autismo têm uma rotina estipulada que nunca ou muito raramente é alterada)
Achei o filme muito bom, tinha uma história muito bonita e ensina qualquer um a lutar pelo que realmente quer.
Aconselho a pessoas que gostem de filmes a ver este, pois têm uma lição de vida muito boa para todos.
Aqui está uma pequena amostra.
Mas também ainda temos muito tempo, mas também agora já pensamos noutra coisa e se tudo correr bem é o m ais viável e uma experiência diferente.
Vou deixar só um pouco do que estamos a pensar, estamos a pensar visitar uma instituição, que não vou dizer o nome pois ainda não temos a sua confirmação, se a visita foi aceite, nós (o grupo dinamizador) vai a instituição falar com a instituição e tirar umas fotos.
Ainda pensamos noutra coisa mas não vou estar a dizer pois não há certezas de nada, quando houver, publicarei.
Ser normal é cumprir com todas as regras que a sociedade espera de nós e não fazer o contrario, ou seja, se a sociedade espera que seja-mos médicos, para sermos normais à vista de todos temos de ser médicos.
A nossa sociedade cada vez está mais exigente com as pessoas, para sermos normais temos de fazer todo tal como é imposto.
O que é isto de ser diferente? O que é que nos dias de hoje se entende por ser diferente? Qual o valor da máxima: “Todos diferentes todos iguais”?
Todos dizem que não têm preconceitos mais isso é mentira, pois muitas pessoas são postas de parte só por terem uma cor diferente, por serem de outra raça, por terem uma deficiência ou as vezes até mesmo por terem um dente torto, por serem mais pequenos que o normal, ou seja, com isto podemos concluir que as pessoas as vezes mesmo sem querem são cruéis com os outros, pois mesmo olhando de lado, comentando faz com que as pessoas se sintam mal.
Espero que estes projectos corrão bem pois é bom para nós alunos e para as instituições.
-> Vendamos os olhos;
-> Movimentamo-nos pela sala de aula:
-> Escrevemos no quadro;
-> Tentamos reconhecer os outros só tocando neles;
A minha opinião:
Acho estas dinâmicas muito interessantes, pois aprendo muito mais do que se calhar a professora estar a ditar a matéria, pois assim sou eu que estou a sentir as dificuldades e não estou simplesmente a ouvir.
è muito estranho ficar sem ver, pois perdemos totalmente a noção do espaço onde estamos, se temos algo a nossa frente, temos que tentar conhecer as pessoas pela voz e as vezes pelo toque, as coisas pelo cheiro e pelo toque.
Senti-me muito mal quando fiquei tanto tempo com os olhos tapados, parecia que nunca mais tinha fim, não por não estar a gostar da actividade, mas sim por não estar habituada a não ver nada.
Gostei muito da aula, pois para mim foi uma aula diferente e produtiva. A aula para quem não sabe consistia em nós adaptarmos a uma diferença, neste caso não poderíamos falar, éramos "mudos". Com esta aula eu consegui compreender um pouco um pouco as dificuldades que as pessoas com esses problemas sentem, falta de contacto com as pessoas, pois têm medo de se tentarem expressar e não serem bem interpretadas. Para quem não sabe, nós alunos e a professora da disciplina em causa, estamos a dar um módulo que fala das diferenças que existe na sociedade, e combinamos que em cada aula diferente nós (alunos e professora), teríamos de experimentar algo diferente, para ver quais as dificuldades que essas pessoas têm, como reagem a elas para as tentar ultrapassar.
Módulo 9 - "Representação social da diferença e intervenção sociocultural".
Neste módulo vamos abordar os seguintes conteúdos:
-> Ser diferente versos normal;
-> As questões étnicas e culturais;
-> Os imigrantes e as suas culturas;
-> A importancia da multiculturalidade e a interculturalidade na sociedade actual;
-> A saúde mental e as suas implicações no ser "normal";
-> O processo de envelhecimento;
-> O papel do idoso na vida social, na vida familiar, económica e política - O que é ser velho;
-> Os aspectos individuais e colectivos da vida - os factores genéricos, biologicos, quimicos e nutricionais, e os aspectos psicologicos, sociologicos, económicos, comportamentais e ambientes;
-> Questões do genéro.
-> Direito de participação;
-> Direito à formação e informação para o exercício da sua função;
-> Direito ao apoio técnico, material e documental;
-> Direito à segurança na actividade profissional;
-> Direito à negociação colectiva.
Deveres:
-> Contribuir para a formação e realização integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade;
-> Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
-> Colaborar com todos os intervenientes da animação sociocultural, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo;
-> Participar na organização e assegurar a realização das actividades de animação sociocultural;
-> Sigilo profissional, respeitando a natureza confidencial da informação relativa aos cidadãos;
-> Reflectir sobre o trabalho realizado individual e colectivamente;
-> Enriquecer e partilhar os recursos da animação sociocultural, bem como utilizar novos meios que lhe sejam propostos numa perspectiva de abertura à inovação e de reforço da qualidade da animação sociocultural;
-> Co-responsabilizar-se pela preservação e uso adequado das instalações e equipamentos que utilize;
-> Actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional;
-> Cooperar com os restantes intervenientes na animação sociocultural com vista à implementação de projectos e animação;
-> Promover as relações internacionais e a aproximação entre povos."
Retirado de: http://supremaciadavida.blogspot.com/2008/09/direitos-e-deveres-do-animador.html
http://anasc.no.sapo.pt/
Um animador deve ter em conta: o ser, o saber e o saber-fazer.
>Dar vida
Reflexão sobre o final do módulo 7 O Trabalho Como Factor do Desenvolvimento Social.
by Susana BentoApesar de não estar muito confiante, vou ter ao máximo esforçar-me para conseguir bons resultados, tanto neste módulo como nos que se seguem.
As consequências, por sua vez, podem ser devastadoras, tanto do ponto de vista da pessoa (desempregado) como da sua família ou até do ponto de vista social e político. O aumento dos impostos para cobrir despesas do tipo salário de desemprego, despesas hospitalares, ou com segurança, entre outras.
http://pt.shvoong.com/humanities/1155258-conceito-trabalho/;
http://vinculando.org/brasil/conceito_trabalho/exodo_sociedade_salarial_introducao.html
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgVha1BADY5R2f36fccZqUy3MDDAofhserFsarhZg4bemjrYTcyrovVxqajbw3N2gzLR16xPUJ1-XCIkntX5lutNWo7c13RZtPaMcq4FdKzJtEF-Lf_lu6By2gvZwJSWiBdnrw6KNGbMPQ/s200/taylor.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_GbwPgSyldrk/RwZN1rtzZ_I/AAAAAAAAAtc/q9JMZhds_ME/s400/indicador+de+desemprego.jpg
Espero primeiro que nada passar a todos os módulos, incluindo os que tenho em atraso, pois para mim é muito importante que este ano me corra bem, pois gostaria muito de acabar o curso este ano e se possível ir para a universidade tirar um curso superior.
Espero também que a turma este ano se ajude mais, pois em trabalho de equipa quando queremos trabalhamos bem e com gosto.
O que já tenho defenido desde o fim do ano lectivo anterior: fazer uma coisa de cada vez, ou seja, pensar nas coisas no seu tempo exacto (ex: ter um exame de aec hoje, pensar só nisso).
Também sei que o módulo ainda não acabou, mas até ao momento não estou muito esclarecida.
Eu fiz com a minha colega Patrícia, pesquisamos as duas juntas, mas para por no blog, tentamos resumir cada uma a sua maneira, ou seja, se alguma coisa estiver parecida não é porque copiamos ou porque não mudamos, pois nós trabalhamos juntas é normal que algumas ideias sejam iguais, ou muito identicas.
Ele adotou três princípios básicos:
1) Princípio de intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.
Taylorismo – dedicou-se ao estudo das condições para o aumento da eficiência da empresa através do aumento da produtividade dos trabalhos directos.
A evolução natural deu início a novas profissões.
Todos os trabalhos são manuais (agricultor) e intelectuais (médico).
Antigamente só os homens podiam trabalhar.
Depois as mulheres começaram a trabalhar, mas separadas dos homens, ou seja cada um sexo estava num trabalho diferente. (Divisão natural do trabalho)
O homem passou ater uma profissão (pastorícia e agricultura), os homens deixaram de ser nómadas e passaram a ser sedentários, à medida que o homem evolui, começam surgiu o aparecimento das novas profissões.
A revolução industrial veio introduzir a tecnologia (máquinas), mecanização – Ford e o Taylor.
Taylorismo – dedicou-se ao estudo das condições para o aumento da eficiência da empresa através do aumento da produtividade dos trabalhos directos.
O Homem para satisfazer as suas necessidades, precisa de bens (não necessariamente disponíveis na natureza). A produção desses bens necessita de trabalho por parte do Homem.
O trabalho faz com que o ele perca algumas das suas energia físicas ou mentais, o que se tornará num rendimento para ele.
Para mim isto têm pontos positivos e pontos negativos, os posotivos são:
-> Não ter de gastar folhas a imprimir.
-> Poder-mos comentar os blogs uns dos outros para dar as nossas opiniões.
-> Nem nós (alunos), nem o professor, andamos carregados.
Os pontos negativos são:
-> Muita gente não têm internet em casa.
-> Não há sempre tempo.
-> e para mim e um pouco dificil, pois é a primeira vez que estou a realizar um blog, tanto eu como os meus colegas, mas para mim é uma sensação estranha, pois é como se estive-se a descubrir um novo Mundo e ja estava muito habituada aos portfólios antigos.